- prédio principal do IPMet em Bauru -


O Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet - é uma Unidade Complementar da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, localizado na cidade de Bauru (SP), cujo principal objetivo é a pesquisa meteorológica voltada à utilização em previsão do tempo para o Estado de São Paulo, além do monitoramento e quantificação de chuvas ocorrendo nessa mesma região, com o uso de radar meteorológico.

Sua história teve início no final da década de 60, mais precisamente 1969, quando a então Fundação Educacional de Bauru, instituição de ensino superior e futura mantenedora da Universidade de Bauru, implantou o seu Instituto de Pesquisas, com o objetivo de subsidiar as diversas áreas de ensino com as informações provenientes de suas pesquisas. A área escolhida pela instituição foi a meteorologia, ciência multidisciplinar que permite a interação com diversas áreas do ensino tecnológico e mesmo com as ciências humanas. Esse instituto contava a princípio, com um aparelho de recepção de imagens de satélite meteorológicos. Nessa fase os trabalhos e projetos eram desenvolvidos por professores da instituição, alunos, pesquisadores e professores visitantes.


- instalações do IPMet em 1972 -
Com os trabalhos de pesquisa meteorológica ganhando importância, em 1972 o Instituto passou a ser denominado Instituto de Pesquisas Meteorológicas. Nesse mesmo ano aconteceu a assinatura de convênio com o BNDE - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, para a aquisição de equipamentos a serem utilizados em pesquisas. No ano seguinte foi apresentado à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, um projeto de objetivos múltiplos de operação e pesquisa meteorológica com o uso de radar.


Graças a esse projeto, em 1974 foi instalado o primeiro radar meteorológico banda-C do IPMet em Bauru, o que garantiu o pioneirismo no país em relação à utilização desse tipo de equipamento.

- radar de tempo banda C do IPMet (1974-1992) -



- imagem do radar banda C com precipitação (alcance 400km) -
Iniciou-se também a prestação de serviços à comunidade, com a divulgação diária de boletins meteorológicos. A Rádio Eldorado de São Paulo foi o primeiro veículo de comunicação a divulgar boletins meteorológicos diários fornecidos pelo IPMet, boletins esses que incluiam a localização dos pontos de chuva no Estado.


Os anos seguintes foram dedicados ao aprimoramento do pessoal técnico no Brasil e no exterior, principalmente no Canadá, em função de convênios de colaboração firmados com a Universidade de Quebéc em Montréal, e com o Conselho de Pesquisas de Alberta.


- (PDP 11/34) sistema dedicado do radar banda C (1979-1992) -
Em 1979, com o auxílio da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos , foi adquirido um sistema dedicado ao processamento de sinais de radar. Com esse sistema, o radar do IPMet teve sua capacidade operacional ampliada e melhorada, passando a dispor de informação digital de dados, para tratamento e armazenamento. A partir de 1982, com auxílio da FAPESP, o IPMet passou a dispor de um sistema central de processamento para trabalhos de pesquisa, processamento e disseminação de dados e produtos de radar.

- (VAX 11/780) sistema central de processamento (1982-1994) -


O ano de 1988 marcou a incorporação da Universidade de Bauru, e consequentemente do IPMet, pela UNESP. Novas linhas de pesquisa começaram a ser trabalhadas: Modelagem do Tempo em Escala Regional, Climatologia e posteriormente, Camada de Ozônio.


- (VIRA 1988) imagens do radar banda C disseminadas em micro PC XT -
Em 1992, com recursos obtidos junto à FINEP, o antigo radar banda C foi substituído por um equipamento mais atual, modelo banda S. Técnicos do Instituto aprimoraram um software desenvolvido no IPMet em 1988 denominado VIRA- Visualização de Imagens de Radar, que tornou possível a qualquer interessado visualizar, em seu micro computador, as áreas de ocorrência de chuvas. Esse software vem sendo utilizado com sucesso por diversos setores produtivos da sociedade.


Em função de programa de pesquisa desenvolvido junto à secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo - SCTDE -, outro radar Banda S foi adquirido e instalado na cidade de Presidente Prudente. Esse sistema opera remotamente a partir de Bauru.


- instalações do radar do IPMet em P. Prudente -


Os dois radares operando simultaneamente, permitem o monitoramento das chuvas em praticamente todo o Estado de São Paulo e Paraná, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro e a região sudeste de Mato Grosso do Sul, e a quantificação da precipitação em área interior àquela monitorada.

Além do monitoramento propriamente dito, os dados obtidos a partir dos radares de Bauru e Presidente Prudente fornecem subsídio para as diversas áreas de pesquisa do IPMet .

A pesquisa e a prestação de serviços à comunidade sempre nortearam os trabalhos do IPMet, que presta relevante contribuição à sociedade em geral e aos seus setores produtivos. De seu rol de usuários constam empresas agrícolas, de construção civil, de lazer e turismo, de produção e distribuição de energia, Defesa Civil, Polícia Rodoviária, prefeituras, imprensa, além do público em geral, que pode contar com o serviço de previsão do tempo 24 horas por dia, todos os dias do ano.