Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Pesquisador do IPMet participa da XIV ICAE 2011.
02/09/2011

 

Gerhard Held, pesquisador do IPMet, participou da XIV ICAE – Internacional Conference on Atmospheric Electrity, realizada em agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

Este é o mais importante evento na área de eletricidade da atmosfera, repetido a cada quatro anos, desde 1954. É a primeira vez que uma cidade do Hemisfério Sul sedia a conferência.

O evento permite aos participantes, entre eles cientistas, engenheiros meteorologistas, e outros profissionais, a troca de informações e o conhecimento dos últimos resultados de pesquisas envolvendo descargas elétricas, sua detecção, os efeitos na média e alta atmosfera, entre outros itens.
 
Durante a conferência, Held apresentou o trabalho “The Structure of Severe Storms and Associated Lightning in the State of São Paulo, Brazil”, elaborado em parceria com a pesquisadora e diretora do IPMet, Ana Maria Gomes Held e do pesquisador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, Kleber Pinheiro Naccarato.

Foram apresentadas também, as últimas observações de tempestades extremamente severas, ocorridas em 07/06/2011, juntamente com os dados da nova rede Brasildat com sensores Weatherbug, discrimando descargas nuvem-solo e intranuvem.