Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







IPMet sedia campanha de estudos do PROJETO TRO-Pico
O experimento de campo acontece, com lançamentos programados diariamente, até final do mês de março
16/03/2012

 

A convecção tropical profunda é um importante processo de transporte na troposfera para a estratosfera, que pode ter um impacto significativo no clima e na química de ozônio numa escala global.
 
O PROJETO TRO-Pico, em andamento no IPMet desde o início do mês e que ocorrerá ao longo de 2012, tem por objetivo o estudo de balanço de água na alta troposfera e baixa estratosfera (entre 15 a 30 km), para melhor entender a convecção tropical, importante processo de transporte do vapor da troposfera para a estratosfera. Esse estudo é realizado a partir de dados coletados por balões estratosféricos.
 
O lançamento de balões estratosféricos no IPMet teve seu inicio em meados do mês de março, com uma média de dois lançamentos diários, levando diversos instrumentos capazes de realizar medidas de vapor d´água, eletricidade atmosférica, medidas dos topos das nuvens, de ozônio, NO2 e gases traço, etc.
 
Participam da campanha pesquisadores da França, Dinamarca e Rússia além de pesquisadores e técnicos do IPMet.
 
O projeto TRO-pico  é financiado pela Agencia Nacional de Pesquisa da França (ANR) e  sua execução é realizada por intermedio de uma parceria da Universidade de Reims e o IPMet- UNESP. Os coordenadores do projeto são : os pesquisadores, Dr Emmanuel Rivière, pela Universidade de Reims, Dr. Jean-Pierre Pommereau, pelo LATMOS/CNRS e Dr Gerhard Held, pelo IPMet.