Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Projeto Ícaro: Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiO Amadores
20/04/2012


No próximo sábado, 28 de abril, o IPMet será palco de uma experiência nada comum: o lançamento de um balão meteorológico transportando uma radiossonda e um (beacon em fonia), com o indicativo especial ZW2WEB. Durante o voo, previsto para ser realizado a partir das 16 horas, a radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados meteorológicos valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento.

 
Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia, o que permitirá que qualquer estação radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,330 MHz seja capaz de receber as informações.
 
O objetivo o projeto é incentivar conhecimento da atmosfera entre a comunidade de radioamadores, que poderá realizar outros experimentos.
 
O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).

 
Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o voo. No caso de não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.

Participação no experimento:

A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

•Local da estação receptora (QTH);

•Hora (QTR);

•Tipo de rádio e antena utilizados

•Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção);

•Informação recebida (Localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc) e horário do início e final da recepção de dados.


As informações poderão ser enviadas para o seguinte endereço:

IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970

Ou via e-mail : pu2tmt@gmail.com (Irineu)


Serviço:

Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao projeto Ícaro na página do IPMet:

http://www.ipmet.unesp.br

http://www.ipmet.unesp.br/icaro

Prefixo Especial : ZW2WEB

Frequência: 144,330MHz

Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16:00h (19:00h GMT)

Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de Bauru

Duração estimada do vôo: 180 minutos (3h)



Responsáveis:

Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo: Demilson Quintão (PY2UEP)

Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira (PU2MWD)

Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff (PY2GN)

Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu (PU2TMT)

Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi (PY2ADN)