Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Participantes do evento posam para foto. Scalvi aparece ao centro (gravata listrada)
Diretor do IPMet-UNESP participa de Simpósio de Radarização na Argentina
Evento contou com delegados de países localizados na Bacia do Prata
19/09/2012

O diretor do IPMet-Unesp, Luis Vicente de Andrade Scalvi, esteve em Buenos Aires, no período de 11 a 13 de setembro, participando do Simposio de Radarización Y Sistemas de Alertas Hidrometeorológicos del Cone Sur, ocorrido em simultaneidade com o Taller de Redes de Monitoramento Hidrometeorológico: Integración de Radares Meteorológicos al Sistema, a convite do Ministério do Meio Ambiente, como parte de uma equipe brasileira, e com financiamento da OEA , a Organização dos Estados Americanos.

O encontro, que reuniu delegados da Argentina, Paraguai, Uruguai e Programa Marco Cuenca del Plata, teve como principal meta lançar as bases para um plano de radarização da Bacia do Prata, buscando uma integração regional, a partir da experiência de cada país com suas respectivas redes de monitoramento hidrometeorológico, em particular com as respectivas redes de radares, além de constituir um grupo de trabalho sobre radares no contexto do Programa CIC - Marco. CIC, ou Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata - MARCO é um programa para gestão sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Prata, considerando a variabilidade e possíveis alterações climáticas.

O Programa Marco de Ações Estratégicas, cujas discussões tiveram início no evento, prevê ações que venham fortalecer a capacidade de cooperação dos países envolvidos quanto a gestão integrada dos recursos hídricos na busca de um desenvolvimento sustentável, especialmente num cenário de previsível variabilidade climática.

Para Scalvi ficou evidenciada a importância dos radares do IPMet-UNESP, graças à posição estratégica de seus equipamentos e qualificação técnica de seu pessoal, para a consolidação do programa.

Ele salienta ainda que o Instituto, em processo de fusão com a Faculdade de Ciências, apresenta condições ímpares para investimento em formação de recursos humanos na área de sua competência, a meteorologia, tanto na graduação, como na pós-graduação.