Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Na foto, o setor de previsão do tempo do IPMet-UNESP
Meteorologia, o mais novo curso da UNESP de Bauru
Inscrições para o vestibular vão até dia 11 de outubro
04/10/2012

 

As inscrições para o vestibular 2013 da UNESP podem ser realizadas até o próximo dia 11, no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), responsável pelo processo seletivo. São oferecidas 7.014 vagas distribuídas entre as 165 opções de cursos, entre elas 40 vagas para o curso de Meteorologia que será oferecido pela primeira vez pela Faculdade de Ciências do Campus de Bauru, em parceria com o IPMet.
O curso, com duração de 4 anos, terá forte enfoque na formação de um profissional que adquira a capacidade de aplicar a matemática e a física para a compreensão do processo atmosférico, através da aplicações de sensoriamento remoto , principalmente radares, satélites e redes de detecção de descargas elétricas, e modelagem númérica para avaliação precisa da evolução temporal do estado atmosférico.
 O grande diferencial do curso oferecido pela UNESP é a possibildiade de aquisição de familiaridade com as técnicas utilizadas na previsão imediata(de muito curto prazo), que tem no radar meteorológico sua principal ferramenta. Para isso, a parceria com o IPMet, especialista em nowcasting (previsão de muito curto prazo) é especial importância, pois o Instituto possui 2 radares, um em Bauru, outro em Presidente Prudente, além de um setor operacional com funcionamento ininterrupto.
A profissão de meteorologista é regulamentada pela Lei 6835, de 14 de outubro de 1980, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e o profissional pode atuar em centros operacionais de previsão do tempo, públicos ou particulares, em consultorias, agronegócio, além das áreas de ensino e pesquisa. Na verdade, o mercado para o profissional está em plena expansão.
Somente UNESP e USP, no Estado de São Paulo oferecem a opção.
As provas da primeira fase do vestibular da UNESP serão realizadas em 18 de novembro e os aprovados para a segunda fase farão as provas nos dias 16 e 17 de dezembro.