Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Lançamentos de balões estratosféricos no IPMet
Os balões são lançados a cada 10 dias aproximadamente
13/12/2012

 

Durante este mês de dezembro, estão sendo realizados lançamentos de balões estratosféricos dentro do projeto TRO-pico, projeto este financiado pela Agencia Nacional de Pesquisa da França (ANR), e executado graças a parceria da firmada entre a Universidade de Reims e o IPMet- UNESP, iniciado em março de 2012.
O TRO-Pico tem como objetivo o estudo de balanço de água na alta troposfera e baixa estratosfera, algo entre 15 a 30km de altura.
Os lançamentos, 4 no total, são levados a efeito num intervalo de dez dias, aproximadamente. A preparação e calibração dos instrumentos, coordenação com o controle de tráfego aéreo, e o lançamento e resgate dos equipamentos estão a cargo do corpo técnico do IPMet, especialmente dos profissionais técnicos de eletrônica.
Em janeiro do próximo ano, equipes de pesquisadores das instituições envolvidas executarão a fase final do projeto TRO-Pico.

Vídeo de lançamento realizado em 4 de dezembro último, pode ser acessado no seguinte endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=4sdU9_ljg10 .