Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Sato, Tominaga e Silva, durante a apresentação
Representantes da Toshiba visitam o IPMet
O objetivo: apresentação de Radar Solid State
19/03/2013

 

O IPMet recebeu no último dia 18 de março, representantes da Toshiba do Japão e do Brasil, para apresentação do seu sistema de radar Solid State.

O equipamento, produzido nas bandas X, C e S, segundo o fabricante, apresenta alta performance e manutenção simplificada em comparação com os sistemas tradicionais, o que compensa o custo inicial, semelhante nos dois casos.

Os especialistas explicaram que os radares convencionais tem que ser totalmente paralisados para a realização de manutenções, preventivas ou corretivas, o que não ocorre com o Solid State, que trabalha com um sistema de redundância. Graças a esta característica, a perda de dados no caso de ocorrência de algum evento meteorológico é evitada.

A área de instalação necessária é outra vantagem apontada pelos especialistas da Toshiba, pois requer cerca de metade da área necessária para a instalação dos sistemas existentes.

A apresentação, feita para uma plateia composta por dirigentes do Instituto, pesquisadores, técnicos e alunos do curso de meteorologia, foi realizada por Yuko Sato e Yasuchi Tominaga, ambos especialistas da Toshiba do Japão, e Fábio Silva, Engenheiro de Projetos da empresa no Brasil.