Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Humberto Barbosa - docente UFAL
Docente da UFAL no IPMet
Objetivo: Instalação do sistema EUMETCast
22/08/2013

Humberto Alves Barbosa, docente do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, acompanhado do mestrando de Meteorologia Leandro Rodrigo Macedo da Silva, da mesma Universidade estão no IPMet para a montagem do sistema EUMETCast (Sistema de difusão de Imagens e produtos de satélites através de tecnologia da EUMETSAT, a agência europeia de exploração de satélites.

Hoje, 22 de agosto profissionais do Instituto e alunos do curso de meteorologia participaram de uma palestra abordando o assunto.

O objetivo do EUMETCast é melhorar a previsão de curto prazo através da integração de informações de satélite e radar meteorológico. As aplicações são variadas, mas a agricultura e a previsão do tempo são duas das mais importantes.

O professor Humberto, coordenador do LAPIS – Laboratório de Análise e Processamento de Dados de Satélite da UFAL, vem coordenando as instalações do sistema que já conta com 50 permissões aprovadas pela EUMETSAt. Em São Paulo são 6 as estações instaladas: no INPE, na USP, na IACIT (empresa de tecnologia), no Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais - CIADEN em Cabrália Paulista, no IPMet e em Jacareí, operado por um Rádio Amador.

 

Im portante salientar que qualquer usuário pode receber o sistema, mas o custo de instalação do sistema gira em torno dos 4 mil reais.

Os interessados podem contatar o LAPIS visitando o site www.lapismet.com.