Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Previsão de pouca chuva na primeira quinzena de fevereiro é confirmada
19/02/2014

 No final de janeiro deste ano, os meteorologistas do IPMet já previam pouca chuva durante os primeiros dias de fevereiro, o que acabou se confirmando. Até ontem, dia 16, foram verificados 98mm. Como não há previsão de nenhuma frente atuando nos próximos dias, apenas chuvas isoladas devem ser observadas, não é difícil imaginar que o mês registre chuva acumulada abaixo da média, que é de 200mm, segundo a meteorologista do IPMet Rita de Cássia César Cerqueira Lopes.

As temperaturas também se mantém elevadas.

O verão de 2014, em todo o estado de São Paulo, tem sido um dos mais quentes e secos desde que começaram as medições.

Segundo José Carlos Figueiredo,  também meteorologista do IPMet,  a explicação para as altas temperaturas e falta de chuvas é a presença de um forte bloqueio atmosférico que inibiu a chegada de frentes frias ao sudeste do Brasil.

Boqueios atmosféricos podem ocorrer em qualquer parte do mundo, inclusive sobre a  América do Sul, especialmente no outono e inverno, mas não são comuns no verão brasileiro. O meteorologista alerta que tal fenômeno nada tem a ver com o aquecimento global  ou como consequencia da atividade humana.

A boa notícia é que ele começa a enfraquecer, a má é que em dezembro a precipitação verificada foi de um quinto da esperada para o mês, em janeiro de um terço, e fevereiro pode também não atingir a média para o mês.

A baixa nos reservatórios de água do sudeste tem sido a maior preocupação neste momento, já que no outono as chuvas começam a diminuir, e o inverno é a estação mais seca na região.