Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Pesquisador do IPMet profere palestra na XV SIMAB
Tema foi o aquecimento global
06/06/2014

 Roberto Vicente Calheiros, pesquisador voluntário do IPMet, proferiu palestra "Mudanças Climáticas: atualizações e considerações sobre a região de Bauru", para participantes da XV Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru, no último dia 2 de junho, nas dependências da Faculdade Anhanguera, durante a abertura oficial do evento, que contou também com a presença de autoridades do município, como o prefeito Rodrigo Agostinho, secretários e vereadores .

Realizada no período de 2 a 5 de junho, o evento adotou o tema mudanças climáticas proposto pela ONU para as discussões deste ano.

Em sua palestra, Calheiros apresentou à plateia os últimos resultados divulgados pelo IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas,  estabelecido pela ONU e PNUMA, programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1988, com o objetivo de levantar e  oferecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas que comtribuam para a compreensão do fenômeno denominado mudanças climáticas.

O cientista apresentou também os resultados da avaliação nacional do clima efetuada pelos Estados Unidos, que contou com a cooperação da Organização Meteorológica Mundial e a participação de cerca de 600 cientistas, cujas considerações estenderam-se a todo o mundo e não apenas ao território americano.

Por fim, Calheiros apresentou uma série de dados coletados pela estação meteorológica do IPMet e outras 57 estações espalhadas em território paulista.