Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Incorporação do IPMet à Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru
Integração significa continuidade e aprimoramento de atividades
06/08/2014

A Reitoria da Unesp, por meio de resolução, incorpora o Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet à Faculdade de Ciências (FC), do Câmpus de Bauru. A integração entre a Unidade e o Instituto significam a continuidade e o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão universitária e prestação de serviços às comunidades sociais.

A qualidade excelente já existente em termos de prestações de serviços climáticos e afins para usuários do Governo do Estado de São Paulo, defesa civil, setores agrícola, elétrico, da sociedade e mídia em geral, como previsão do tempo (com a divulgação diária de boletins meteorológicos pelo site mantido pelo IPMet e por intermédio de entrevistas às emissoras de radio e televisão, como também para os demais meios de comunicação), auxilio na prevenção de vendavais, temporais ou desastres naturais que pode afetar desde um indivíduo, comunidade ou região, será ainda mais eficaz e aperfeiçoado.

Destaca-se que o IPMet tem atuação nas linhas de pesquisas em Modelagem do Tempo em Escala Regional, Climatologia e Camada de Ozônio, reconhecidas na cidade de Bauru, região, em âmbito nacional e internacional, junto à população e comunidade científica, nos meios de comunicação, iniciativa privada e demais órgãos estatais, principalmente no que diz respeito à prevenção e garantias da segurança da vida e da propriedade, caso específico da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Como um serviço de utilidade pública imprescindível no contexto atual globalizado e com a possibilidade de novas pesquisas interdisciplinares a serem realizadas pelos docentes, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes da Faculdade de Ciências e IPMet, especialmente, por intermédio dos recém cursos criados de graduação em Meteorologia e Química Ambiental, novos profissionais serão formados com uma atuação unespiana certamente diferenciada no campo da Ciência Atmosférica.

FC e IPMet articulados se configuram, também, como um relevante espaço de convergência de novas ideias e projetos, e sendo a área de meio ambiente no formato multi/interdisciplinar o núcleo comum entre eles, certamente aprimorará os serviços climáticos por intermédio de pesquisas inovadoras. Assim, notaremos claramente que o papel dos pesquisadores, docentes e discentes num ambiente único do interior paulista, estará ainda mais evidenciado no cenário nacional e, desta forma, Bauru enaltece mais um centro de excelência em pesquisas climáticas e meio ambiente.

De acordo com os saberes pertinentes às ciências naturais, humanas e exatas do meio ambiente e daqueles que emergem do contato direto com os diferentes contextos sociais, comunidades acadêmicas, científicas e grupos sociais, as diferentes realidades serão reavaliadas de maneira metodológica e analítica pelos docentes, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes da FC e IPMet. E, numa constante evolução, visualizar-se-ão os problemas climáticos, analisando-os e propondo soluções para resolvê-los cientificamente, sendo esta uma das metas primordiais da FC, que objetiva o estudo, a produção, disseminação científica e formação de estudantes comprometidos com as questões relacionadas ao meio ambiente.

Enfim, mediante uma dinâmica curricular em conformidade com os perfis profissionais e objetivos dos cursos de graduação e pós-graduação, FC e IPMet, atuam em consonância com a Ciência Atmosférica, o mundo do trabalho e a sociedade, na certeza de contribuir com o avanço das Ciências e evidenciar índices melhores de qualidade do meio ambiente são pontos fundamentais nesta nova etapa conquistada pelo Câmpus de Bauru da Unesp e sociedade bauruense.

Dagmar Hunger é presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) e diretora da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru da Unesp