Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







AESP-14 deployment (Credit: JAXA/NASA)
Técnico do IPMet participa de experimento a bordo do cubesat AESP-14
05/02/2015

Foi lançado em 5 de fevereiro, às 10h30, a partir da Estação Espacial Internacional – ISS , o primeiro satélite de pequeno porte  totalmente desenvolvido no Brasil, o cubesat AESP-14.

O instrumento, em forma de cubo com 10 cm de lado e peso de aproximadamente  um quilo, foi produzido numa parceria entre o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o ITA -  Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ambos sediados em São José dos Campos, com o objetivo de validar subsistemas desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do ITA.

Um modem a bordo do  satélite irá transmitir insformações de cientistas brasileiros na frequência de rádio amador. Aliás, os dez primeiros rádio amadores que captarem a tranmissão receberão certificado de participação.

O modem tem potência de 500 mW e irá operar na frequência de 437.600 MHz. O cubesat transmitirá informações com uma taxa de 9600 bps padrão G3RUH na modulação GFSK. Para a comunidade radioamadora receber os frames de telemetria e decodificá-los, o documento básico está disponível no site do projeto AESP-14.

Demilson de Assis Quintão (PY2UEP), técnico de eletrônica do IPMet e rádio amador  é um dos participantes do projeto juntamente com o professor e radioamador Douglas Santos (PY2DGS) e pelos integrantes do Clube de Radioamadores de Americana (Cram) Adinei Brochi (PY2ADN), William Schauff (PY2GN), Hamilton Horta (PY2NI), Junior Zappia (PU2LAA), João Ferreira (PY2JF), e Edson Pereira (PY2SDR).

Fonte :  Coordenação de Comunicação Social – CCS-AEB