Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Thiago Ferreira é o primeiro da esquerda para a direita
IPMet no curso de Meteorologia por Satélite no CPTEC-INPE
Representante foi Thiago G. Ferreira, meteorologista
20/05/2015

No período de 4 a 8 de maio, o meteorologista do IPMet, Thiago Guerreiro Ferreira, participou do curso de  Meteorologia por Satélite : Imagens, Produtos e Aplicações, em Cachoeira Paulista.

Promovido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC,  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –INPE, o curso teve como objetivo o treinamento de usuários do Brasil, de países vizinhos e da África para a utilização de imagens e produtos de satélites meteorológicos, com ênfase nos dados Meteosat de Segunda Geração - MSG.

As aulas foram ministradas por pesquisadores do próprio CPTEC/INPE, da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos – EUMETSAT, na sigla em inglês e da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro, e abordaram  aplicações na área de previsão de tempo na escala sinótica e de curtíssimo prazo, bem como aplicações ambientais.


Thiago Ferreira, considerou válida e importante a participação no curso pela experiência dos palestrantes que sempre oferecem algo de novo aos presentes, em especial aos jovens profissionais e pelo conhecimento de novas ferramentas para trabalhos com imagens de satélite. Nas palavras do meteorologista a participação nesse tipo de evento é “importante para se manter atualizado".