Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Site do IPMet apresenta novidades
Novos produtos e funcionalidades já estão disponíveis
11/06/2015

A partir de onze de junho de 2015 o IPMet implementou novas funcionalidades em sua homepage. Com o objetivo de aprimorar as informações meteorológicas e alcançar o público usuário com informações de fácil compreensão, as novidades implementadas são aliadas de importância para a segurança da vida e da propriedade.

As novas funcionalidades estão localizadas quase todas nos links à esquerda na página principal, conforme descrição a seguir:

Radar Cidades: ao clicar, o usuário só precisará passar suavemente o mouse sobre o mapa onde aparecerão todos os municípios dos estados que compõem o alcance dos radares meteorológicos, ou seja, São Paulo, quase todo estado do Paraná, regiões do Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro, o que permitirá ao usuário a exata localização dos municípios onde há chuva no momento da consulta, bem como consultar imagens de horários anteriores do mês em curso.

Radar PPI GIS (Geographic Information System): esta talvez seja a ferramenta mais completa para navegação nas informações de radar. Ela permite a visualização de qualquer município, além da ampliação das imagens de áreas urbanas, a ponto de possibilitar a localização das chuvas em bairros, ou mesmo ruas. Apresenta a localização das tempestades, informações meteorológicas dos principais aeroportos do estado de São Paulo e do Brasil (METAR), relevo, contornos dos municípios, entre outras informações.

Imagens de Satélite: imagens de um satélite europeu, que são coletadas no IPMET a cada 15 minutos, disponibilizadas por uma hora, atualizadas e animadas.

Boletim do Tempo: a principal mudança no link é que agora, ao lado da tendência do tempo também é disponibilizada a imagem do satélite europeu, com ênfase nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ao clicar sobre a imagem, o usuário será redirecionado anterior (animação de imagens do satélite).

Alertas no Twitter: permite ao usuário o acesso a mensagens de alerta, em tempo real, sobre a localização de tempestades.

Previsão Numérica: direcionada aos profissionais da área de previsão do tempo. Foram incluídos links para acesso a modelos matemáticos de previsão do tempo, com destaque para o modelo regional ETA, com resolução espacial de 10x10 km, que é rodado no IPMet.

Chuva Acumulada: estimativa da chuva acumulada em superfície, do mês anterior, pelos radares meteorológicos do IPMet/UNESP/FC. Esta ferramenta é de especial interesse aos agricultores para acompanharem o índice de chuva mensal em suas propriedades. Usuários de outras categorias também podem se beneficiar das informações.

Banco de Dados: permite ao usuário o conhecimento de quando e onde ocorreram desastres naturais (descargas elétricas, tornados, tempestades, granizos, etc...), desde 1980 até a presente data.

Acesso website por celular - IPMet Web Mobile: ao acessar o site do IPMet através de dispositivos móveis, a versão mobile é apresentada, tornando possível a visualização de dados de radar, satélite e estações meteorológicas, integrados e com recursos de GIS, boletim do radar, previsão de curto prazo, previsão cidades, previsão para os próximos dias, alertas de tempo severo, além de acesso à versão completa do site.