Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Chuva Diária
Mais uma novidade no site do IPMet
14/07/2015

Desde o dia 13 de julho, os usuários que acessarem a homepage do Instituto poderão conferir um novo produto, a Chuva Diária.

Desenvolvido pelo Grupo de Desenvolvimento do IPMet, o produto mostra as chuvas que ocorreram nas 24h do dia anterior, na área de cobertura dos radares do IPMet instalados nas cidades de Bauru e Presidente Prudente.

As imagens do  PPI, ou Plan Position Indicator, são obtidas a partir de dados de uma única varredura (360o), com elevação da antena do radar em 0o (zero grau). O alcance máximo é 450km. Medições além dessa distância são prejudicadas por influência da curvatura da Terra, já que os pulsos de micro-ondas emitidos pelos radares viajam no espaço de maneira retilínea, alcançando alturas de 12km na distância mencionada. Além dos 450 km as micro-ondas acabam por viajar acima das áreas de precipitação.

Estão disponíveis as animações desde primeiro de janeiro de 2015.

O produto vem se somar às outras funcionalidades já disponibilizadas em maio de 2015, entre elas a Chuva Acumulada, que é uma estimativa das precipitações em superfície detectadas pelos radares no mês anterior.

As informações são disponibilizadas gratuitamente no site do IPMet.