Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Fevereiro já acumula 288 mm de chuva
Um dos mais chuvosos dos últimos anos
26/02/2016

Até esta sexta-feira (26) já foram registrados 288 mm de chuva, o que faz deste fevereiro um dos mais chuvosos dos últimos anos. Um alento, levando-se em conta que, desde 2007, o mês não alcançava o índice de 205 mm, a média esperada para o mês. Em 2010 o índice registrado foi de 43mm e em 2012 apenas 82mm.

O índice alcançado agora, embora elevado, não chegou nem próximo ao verificado em fevereiro de 1993, quando os registros apontaram 463 mm, mais que o dobro do esperado;  e 1995, com 408mm, como informa José Carlos Figueiredo, meteorologista e coordenador operacional do IPMet-CMB.

Se o El Niño é ou não o responsável, o fato é que as chuvas deste verão garantiram a recuperação de muitos mananciais,  e foram responsáveis, por exemplo,  pela volta da navegabilidade no rio Tietê, trecho utilizado pela hidrovia Tietê-Paraná.

Final de semana

O final de semana em Bauru deve apresentar chuvas em decorrência da aproximação de nova frente fria que atingirá São Paulo na segunda-feira. No entanto, graças a áreas de instabilidade que se formaram nesta sexta-feira, o sábado deverá apresentar chuvas em algumas regiões do estado. No domingo essas chuvas devem se intensificar. Portanto pode-se afirmar que o índice pluviométrico verificado até agora irá aumentar um pouco até segunda-feira, quando o mês se encerra.