Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Alunos do Curso de Meteorologia da UNESP/Bauru realizam estágio no IPMet
08/11/2018

Os alunos do curso de Meteorologia, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, que encontram-se em fase de conclusão de curso, contam com a opção de realizarem seu estágio obrigatório no Centro Operacional do IPMet com atividades voltadas a área de Previsão do Tempo.

O IPMet inserido na cooperação com o curso de Meteorologia, contribuiu na formação dos futuros meteorologistas desde a primeira turma formada pela UNESP de Bauru, em 2016.  Nesse ano, 9 alunos fizeram seus respectivos estágios no IPMet, em 2017 foram 7, e agora em 2018, 13 alunos estarão finalizando-o até dezembro próximo.

O estágio é supervisionado pelos meteorologistas do IPMet e tem como objetivo promover complementação de ensino e aprendizagem aos estudantes, proporcionando treinamento prático e vivência em situação real de trabalho.

Os alunos acompanham e auxiliam o meteorologista de plantão em suas atividades diárias, como: elaboração de boletins de previsão do Tempo para o estado de São Paulo, com foco na previsão meteorológica de curto prazo (nowcasting), confecção de boletins para usuários específicos, análise e identificação de sistemas meteorológicos, avaliação de modelos numéricos, atualização de boletins do radar, coleta de dados de estação meteorológica convencional, monitoramento das operações do radar, confecções de boletins para a imprensa, confecção de avisos de alertas para defesa civil, auxílio na confecção de laudos técnicos, entre outras.

O desempenho e participação dos alunos, também são avaliados durante o período do estágio, considerando as atividades desenvolvidas.