Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Chegou o verão
Estação tem seu início oficial às 20h22, horário de Brasília
21/12/2018

E o verão chegou. Exatamente às 20h22, horário brasileiro de verão, deste dia 21 de dezembro de 2018, tem início a estação mais quente e chuvosa do ano.

Segundo o CPTEC – Centro de previsão e estudos Climáticos do INPE, no centro do estado de São Paulo, a estação  terá chuvas e temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média histórica. Isto porque, mesmo  sob a influência do fenômeno El Ninõ que provoca o aquecimento das águas do Pacífico, e tem impacto no clima global, os especialistas afirmam que o fenômeno é de fraca intensidade e deve durar somente até o final da estação. O nome El Niño é uma alusão à data de maior intensidade do fenômeno, coincidente com os festejos natalinos, explica Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio , meteorologista do IPMet.

Zildene explica que na região de Bauru são esperadas chuvas dentro ou um pouco acima da média histórica, ou seja, por volta dos 243 mm, para os meses de verão, que se estende até o dia 20 de março. A temperatura média esperada é de 30,50 C.

 

Primavera 2018

Podemos considerar que a primavera deste ano foi chuvosa, especialmente nos meses de setembro e outubro. Novembro ficou dentro da média.