Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Observatório Didático de Astronomia da Unesp completa 10 anos
Atividades comemorativas acontecerão neste sábado (17/08)
16/08/2019

 O Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto” da UNESP de Bauru está completando 10 anos. E para comemorar foi programada para este sábado (17/08) uma programação especial aberta ao público. Além das observações do céu, serão apresentadas duas palestras. A primeira será sobre as ações atuais do Observatório, sua equipe e as atividades de pesquisa e divulgação científica que desenvolve. É uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam as pesquisas dentro de uma Universidade, a importância da educação e os benefícios que essas atividades trazem para a comunidade.

 A segunda será sobre o Programa Apollo, um conjunto de iniciativas coordenado pela agência estadunidense NASA (National Aeronautics and Space Administration) com o intuito de levar o homem à Lua e desenvolvido no período de 1961 a 1972. A palestra celebrará os 50 anos que a primeira pessoa pisou na Lua em 1969. Além disso, para as observações do céu, será colocado à disposição do púlico mais um telescópio, que foi doado por meio de verba de um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru. Este projeto foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e permitiu a aquisição de um telescópio, que agora fará parte do acervo do Observatório.

Junto com o Observatório, o Grupo de Radioamadores de Bauru (GBR) e a AMSAT-BR celebrarão dois anos da instalação da repetidora PY2KDE (147,180MHz - 77Hz). No próprio Observatório, eles realizarão uma demonstração pública de radioamadorismo, incluindo atividades práticas como, por exemplo, transmissão de mensagens através de voz, código morse e até uma transmissão de FAX colorida! Venha “ver” outras energias que os seus olhos não são capazes de enxergar no dia a dia! O evento, que ocorrerá das 19h às 22h, é gratuito e aberto para pessoas de todas as idades, sem necessidade de inscrição ou cadastro prévio.

 

"10 Anos do Observatório"

Data: 17/08/2019

Horário: 19h às 22h

Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses (dentro do IPMet)

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru

Contato: obsbauru@gmail.com | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030